Os convidados enfatizaram a importância da tecnologia e do ouvinte para as rádios
Na manhã desta sexta-feira (25), a jornalista do Portal Amirt, Patrícia Marques, comandou uma live em homenagem ao Dia do Rádio. Jany Lima e Silvio Soledade foram os convidados especiais da Amirt para contarem suas histórias e experiências com um dos meios de comunicação mais tradicionais do Brasil. O tema da live foi ‘Rádio: como inovar sem perder a essência do tradicional?’.
Jany é formada em Jornalismo e tem contato com o rádio desde os 12 anos de idade e convive nesse meio até hoje. Atualmente, ela é diretora de conteúdo do Grupo Maringá de Comunicação. Silvio teve seu início na Rádio Bandeirantes, através dos bastidores. Hoje ele é vice-presidente da APP, Associação dos Profissionais de Propaganda. De imediato, Soleidade ressaltou: “A comunicação é uma necessidade do ser humano”.
Desde o princípio da transmissão, Jany e Silvio enfatizam a importância do rádio se adaptar em um mundo digital. Antigamente, o rádio era ouvido através de aparelhos mais densos e ouvintes e radialistas não tinham contatos rápidos. Para contatar uma emissora, o telespectador tinha que ligar de um telefone discado e esperar horas para ser atendido, caso fosse. Hoje, o imediatismo exige mais das rádios.
Com as tecnologias avançando rapidamente, o rádio precisou se modificar e andar de acordo com o tempo. ” A essência do rádio é a companhia”, cravou Jany, ressaltando a relação da emissora para com o ouvinte. Como o momento são das plataformas digitais e streaming, é possível ouvir rádio de qualquer lugar e é por isso que esse contato com o ouvinte é importantíssimo para o meio.
Proximidade e conexão são palavras de ordem para o rádio hoje, enfatizou Silvio. As características do meio de comunicação sonora permite o ouvinte se sentir mais próximo, mais do que com a televisão, por exemplo. E esse aumento da conexão só foi possível graças à tecnologia. Jany complementa o raciocínio de Silvio dizendo que o rádio tem que estar em todos os canais possíveis para os ouvintes e que isso permite que pessoas de outros lugares, além da cidade local da rádio, participem, interajam e se interessem pelo conteúdo daquela emissora. Fazendo isso, traz o público para cada vez mais perto do meio.
Outro ponto que Jany ressalta é que essa conexão com o cliente é fundamental, porque o ouvinte é o maior indicador de pesquisa e opinião que existe para a rádio e isso ajuda a emissora crescer e se adequar. Jany ainda deixa uma dica valiosa para os radiodifusores: sempre se preocupem com o atendimento que sua rádio está dando para os seus ouvintes.
Com novas formas de consumir o áudio, a tecnologia e o ambiente digital não podem ser ignorados. Silvio diz que o digital vai amplificar a importância do rádio, afinal ser multiplataforma e possuir engajamento, através das redes sociais e fora do dali, ou seja, nas plataformas digitais, é de extremamente fundamental.
“Não tem fórmula pronta”, disse Jany para quem está começando com rádio e inserindo tecnologia à ela. Para fazer rádio é preciso de uma boa equipe e que saiba usar a tecnologia a seu favor. Silvio completa ressaltando que hoje em dia as pessoas vão além de apenas ouvir o conteúdo. Elas querem ver, saber quem estão por trás dos microfones. Mais uma vez, ele enfatizou a importante conexão e interação do ouvinte com o rádio.
Finalizando a entrevista, Silvio concluiu que aumenta a responsabilidade saber que o rádio, um meio de comunicação tão tradicional, ainda se mantém tão bem e com o desejo de continuar nessa longevidade. Após encerrar com os convidados, a Amirt transmitiu uma homenagem para os radiodifusores. No vídeo, Marco Aurélio Jarjour, da Rádio 98 FM, Agostinho Resende, da Rádio Carijós e Carlos Neto, da Rádio Cidade Guaxupé, comentam sobre os desafios, paixões, histórias e sobre o futuro do rádio em suas vidas e na sociedade.
O Portal Amirt parabeniza a todos que fizeram e fazem parte da história desse meio de comunicação tão importante, que é o rádio.
Confira na íntegra a live:
Conteúdo publicado originalmente em portalamirt.com.br
Comments