• Silvio Soledade

PlanoGestão, uma consultoria financeira focada em empresas de comunicação




Nome: PlanoGestão Consultoria.


O que faz: É uma consultoria em gestão empresarial (finanças, pessoas e processo) com foco em empresas de comunicação (agências de publicidade on e offline, BTL, PR, eventos e produtoras de audiovisual).


Que problema resolve: O objetivo, segundo o fundador, Silvio Soledade, é evitar que empreendedores colocaquem o negócio em alto risco do ponto de vista fiscal e contábil: “Nós damos apoio aos empresários do setor criativo, para que eles entendam melhor o seu negócio e potencializem seus resultados”.


O que a torna especial: A empresa foi criada para se adaptar a cada tipo de cliente, entendendo suas peculiaridades e seu estilo de gestão, de acordo com Silvio.


Modelo de negócio: O modelo é baseado em horas de trabalho. Os contratos são divididos três blocos: Diagnóstico (36 horas), implementação (no mínimo 12 horas) e acompanhamento (mínimo de 4 horas). Normalmente as empresas fazer um contrato de 12 meses, com 12 horas por mês, envolvendo os três módulos.


Fundação: Novembro de 2012.


Sócios: Silvio Soledade – Diretor Executivo


Perfil dos fundadores:

Silvio Soledade – 45 anos, São Paulo (SP) – especialista em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi e em Gestão Financeira pela FGV-SP, com MBA em Gestão Por Processos pela ESPM-SP. É professor universitário de cadeiras de Gestão Empresarial e Gestão de Processos. Personal & Executive Coach certificado pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), além de Diretor Financeiro e Diretor Cultural da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). Atuou nas áreas de gestão financeira de empresas como TV Bandeirantes, TV Globo, Grupo RBS, Canal Rural e LageMagy.


Como surgiu: Em 2012, Silvio diz que foi procurado por uma agência de publicidade para que ajudar a tornar a empresa financeiramente sustentável. “Depois de um olhar crítico, eu percebi que não faltava conhecimento, mas iniciativa para tomar as decisões acertadas”, ele conta. Após a experiência, ele decidiu a apostar nesse nicho.


Estágio atual: A startup tem um escritório na Vila Leopoldina, em São Paulo, e tem três colaboradores além do fundador.


Aceleração: Não buscam.


Investimento recebido: Investimento próprio. O valor não foi informado.


Necessidade de investimento: Os próximos projetos da empresa dependem de um investimento mínimo de 150 mil reais e incluem o lançamento de uma plataforma digital para consultoria e mentoria virtual.


Mercado e concorrentes: “Há uma grande oportunidade no mercado de comunicação e produção audiovisual, pois muitos dos empreendedores à frente deles têm dificuldades em lidar com as questões ligadas à gestão”, diz Silvio. Ele ainda destaca que há diversas empresas de consultoria atuantes no mercado, mas poucas especializadas neste setor. Uma delas é a Crux, assessoria financeira, focada em pequenos negócios e profissionais autônomos.


Maiores desafios: Treinamento e captação de novos consultores com esta experiência, além de divulgação consistente das outras ações da consultoria.


Faturamento: Em 2015, a empresa fechou com um faturamento de 300 mil reais. A expectativa é crescer pelo menos 50% em 2016.


Previsão de break-even: Não informada.


Visão de futuro: De acordo com Silvio Soledad, o maior objetivo é “tornar a PlanoGestão um hub de serviços e conhecimento para o setor de comunicação e produção de audiovisual, focado nas áreas de gestão, como processos financeiros, contábeis, operacionais, além de desenvolvimento de novos profissionais”.



Conteúdo publicado originalmente em projetodraft.com

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo